Promotor
Universidade de Coimbra - Teatro Académico de Gil Vicente
Sinopse
Realmente, "ele há gente para tudo" ! Juntar um coro universitário a uma banda excecional como os Anaquim?
No próximo dia 6 de dezembro, o Coro Misto da Universidade de Coimbra e a banda conimbricense Anaquim tomarão o palco do TAGV, para apresentar uma colaboração que já tinha “meio caminho andado”, e que promete ser imperdível!
No âmbito do XV Encontro Internacional de Coros Universitários (EICU), organizado pelo Coro Misto, a Gala de Abertura deste evento trará ao coração de Coimbra a sua canção, repensada de uma forma vibrante e plena de criatividade. Este festival, que começou por procurar exaltar a música coral no nosso país, é hoje também ele palco e casa para coros nacionais e internacionais, bem como artistas e compositores Portugueses. Encabeçado por uma banda de destaque nacional, este é um concerto a não perder, que promete inspirar e tornar-se trova que passe para ficar na memória!
Horário de Funcionamento
Bilheteira / atendimento presencial
segunda a sexta-feira 14h00 — 20h00
em dias de eventos 1 hora antes / até meia hora depois
encerrada aos sábados, domingos e feriados
Informações Adicionais
O Coro Misto da Universidade de Coimbra (CMUC) é um Organismo Cultural da Academia Coimbrã, tendo sido fundado em 1956 com o objetivo principal de dar oportunidade a qualquer estudante da Universidade de Coimbra, independentemente do género e da faculdade, de poder cantar num coro. Desta forma, trata-se do coro misto, em atividade, mais antigo da Academia, tendo desempenhado um papel importante na promoção do envolvimento das estudantes do género feminino nas atividades académicas. Atualmente, o CMUC conta com estudantes das diversas Faculdades da Universidade de Coimbra, que lhe dá o nome, bem como estudantes de outras instituições de ensino superior de Coimbra, incluindo estudantes de vários programas de mobilidade. Desde a sua fundação, o CMUC, atuou por todo o país e um pouco por toda a Europa, participando em diversos festivais e encontros corais em Portugal e no estrangeiro, a maioria enquadrada no contexto universitário. Como consequência de estabelecer contacto com diversos coros universitários da Europa, o Coro organizou, em dezembro de 1986, o primeiro Encontro Internacional de Coros Universitários® (EICU), uma iniciativa pioneira, integrada no 30.º aniversário deste organismo, cuja 15ª edição se irá realizar este ano. O Coro apresenta um repertório diversificado que abrange diversos períodos artísticos, desde o Renascimento até aos dias de hoje, dando especial atenção a compositores portugueses e à tradição coral portuguesa. Para trabalhar este repertório, o CMUC é dirigido desde 2008 pelo maestro e diretor artístico Rodrigo Carvalho.
Os Anaquim são uma banda de Coimbra, formada pelos músicos: José Rebola (compositor e letrista – voz e guitarras), Pedro Ferreira (teclados), Luís Duarte (guitarra), Filipe Ferreira (baixo) e João Santiago (bateria). A sua música tem diversas influências de cantautores portugueses, dos quais se destacam Sérgio Godinho e Zeca Afonso, mas ainda da canção francesa, do jazz manouche, da música country e do bluegrass. Depois do EP “Prólogo” (2008), a banda conquistou de imediato o público português em 2010 com o álbum de estreia “As Vidas dos Outros”, considerado um dos “Dez Melhores Álbuns Nacionais” desse ano, pelos leitores da revista Blitz. Deste então, a banda tem-se consolidado no panorama musical português, contando com 5 discos de originais. Com letras de constante actualidade e de uma ironia certeira, as suas actuações ao vivo são sempre sinónimo de qualidade, diversidade, boa disposição, interacção e festa.