Promotor
Município de Vila Nova de Famalicão
Breve Introdução
LA VOLUNTAD DE UN CUERPO
Dança
25 e 26 de abril, sexta-feira e sábado, 21:30
Grande Auditório
Entrada: 6 euros
Estudantes, Cartão Quadrilátero Cultural e Seniores: 3 euros
M/6 anos
Duração: 60 minutos
Coreografia original de Maura Morales
Música original de Michio Woirgardt
Produção INTRANZYT em coprodução com Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Municipal Diogo Bernardes
Sinopse
Partindo do estimulo da primeira peça que Maura Morales e Michio Woirgardt criaram para a Intranzyt Cia® em 2023, os pensamentos de Foucault sobre o corpo, o corpo como "… ponto zero da utopia do corpo.", desafiámos estes dois artistas a construírem um segundo capítulo, de um tríptico, sobre o Corpo, a Vontade e o Ser.
Com base na obra principal de Arthur Schopenhauer; "O Mundo como Vontade e Representação" ("Die Welt als Wille und Vorstellung"), publicada pela primeira vez em 1818 - obra que influenciou muitos pensadores, incluindo Nietzsche, Wagner e Freud - foi lançado o desafio à Maura Morales (coreografia) e ao Michio Woirgardt (música), para trabalharem sobre; A Representação e Fenômeno que Schopenhauer introduz na distinção entre a "vontade" (a realidade subjacente) e a "representação" (o mundo tal como é percebido pelos sentidos). Por outro lado, a criarem uma visão sobre a “Negação da Vontade” que como Schopenhauer sugere “A sabedoria e a redenção vêm da negação da vontade. A negação da vontade envolve transcender os desejos individuais e alcançar um estado de resignação ou desapego em relação ao mundo.”
Neste segundo quadro de uma obra de três partes, trabalhou-se a importância que este filosofo, entre outros, enfatizava sobre Estética e Arte e a importância da arte como uma forma de transcender a Vontade.
Como Schopenhauer afirmava sobre a Vontade; “…uma força poderosa e irresistível que impulsiona a Existência.” e que, no entanto “…a consciência plena dessa Vontade pode levar a uma compreensão mais profunda da Existência.”
De igual modo a "vontade de viver", pensamento sobre o qual Schopenhauer trabalhou, serviu de base a grande parte do processo criativo.
Partindo de uma contemplação estética dos pensamentos deste filosofo, com epicentro obvio no movimento e na música criada em simultâneo com a coreografia, foi elaborada uma partitura coreográfica e musical alimentada pelas muitas reflexões deste pensador.
Schopenhauer acreditava que a experiência estética, ao contrário das outras formas de experiência, oferecia um escape temporário da influência direta da vontade.
Em última análise, segundo Schopenhauer, a arte poderá ser a forma de salvar a existência.
Coreografia original: Maura Morales
Música original: Michio Woirgardt
Bailarinos: Celia Foster, Coppellia Alvefoss, David Murta, Francisca Santos, Jack Ullman, Matilde De Iaco
Desenho de luz: Manuel Alão
Figurinos: Anne Carestiato
Produção: Molécula Fértil Associação / INTRANZYT Cia.®
Direção artística INTRANZYT Cia.®: Cristina Pereira e Vasco Macide
Direção de produção: Vasco Macide
Uma Coprodução: Casa das Artes de Famalicão, Teatro Municipal de Vila Real, Teatro Municipal Diogo Bernardes
Apoio: Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
Parceiros para esta produção: Cooperativa Maura Morales, Academia de Bailado Pirmin Treku
Difusão e Circulação: Simbiose – Gestão Cultural
Agradecimentos: Cristina Godinho, José Luís Vieira, Miguel Felix, Sara Costa Leite
@Peter van Heesen
Preços
Descontos
- Estudantes
- Quadrilátero
- Séniores