Promotor
Câmara Municipal de Beja
Sinopse
A coreógrafa Catarina Branco apresenta a criação original “Não é amor”, um espetáculo que explora a violência de género e doméstica.
Através da dança, “Não é amor” lança um apelo à procura de soluções para quebrar o ciclo de violência física e emocional em contexto doméstico. As histórias que foram silenciadas pelo medo e pelo tempo vão agora dançar em palco. São histórias que precisam de ser dadas a sentir.
O espetáculo, coreografado pela artista multidisciplinar Catarina Branco, é interpretado por Bárbara Hoerlle Vasconcelos e Deivid Correia.
Este projeto resulta de uma parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, dinamizando sessões regulares com a comunidade em casas de abrigo.
31.691 mulheres vítimas de violência doméstica em 2023. Não é amor.
“não é amor” é um projeto de criação artística em dança que pretende abordar o tema da violência de género, considerando outros marcadores que acentuam a desigualdade de género. Pretende-se explorar o corpo como um acumulador de memórias, dando lugar à (re)escrita da dramaturgia do corpo e à possibilidade de (re)inventar a sua matéria e cartografia.
Em parceria com a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género) e APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), pretende-se integrar mulheres sobreviventes de violência doméstica num processo criativo conjunto com artistas, para uma maior abertura à inclusão social, cultural e a diferentes métodos de criação artística. Este projeto pretende valorizar a diversidade humana, promover a igualdade de género e combater a discriminação étnico-racial na sociedade atual.
Ficha Artística
Coreografia Catarina Branco
Interpretação Bárbara Hoerlle Vasconcelos & Deivid Correia
Desenho de Luz Renato Alexandre Marinho | Nova Lux Coletivo
Videografia Nuno Mina
Fotografia & Comunicação Tiago Mota
Gestão Financeira & Assessoria de Imprensa Filomena Moreira
Preços