Promotor
MUDE - Museu do Design
Sinopse
Tendo como referência o conceito ‘Salto do Tigre’ do filósofo alemão Walter Benjamin, a exposição incide no historicismo de Vivienne Westwood (1941-2022), designer inglesa que mergulhou continuamente no passado para afirmar a sua identidade e criar alguns dos visuais mais originais da moda contemporânea.
O diálogo entre as cerca de 50 peças (vestuário, acessórios, ilustração, fotografia, livros) contemporâneas e históricas, propõe um arco temporal que vai do século XVIII a inícios do século XXI. Na exposição é possível conhecer alguns dos aspetos mais característicos do pensamento e obra de Westwood: a forma subversiva como utilizava os elementos emblemáticos da cultura britânica (como o tartan e os tweeds); a reinterpretação da alfaiataria tradicional; e o seu gosto pela história, até mesmo durante os anos do Punk, quando em conjunto com Malcolm McLaren criou uma moda de rua irreverente e crua.
A exposição também aborda a forma como Westwood interpretou e reinventou elementos tradicionais do traje, como a crinolina, o bustle (ou tournure) e o corpete, propondo silhuetas esculturais e afirmativas, com exímia técnica na construção do vestuário.
As peças expostas são da Coleção Francisco Capelo pertencente ao acervo do MUDE e de coleções institucionais e privadas.
Horário de Funcionamento
Horário de verão: (abril a setembro)
3ª a 5ª feira: 10h - 19h
6ª e sábado: 10h - 21h
Domingo: 10h-19h
Horário de inverno: (outubro a março)
3ª a 5ª feira: 10h-18h
6ª e sábado: 10h-20h
Domingo: 10h-18h
O museu está fechado segundas-feiras, 25 de dezembro e 1 de janeiro.
Dia 24 e dia 31 de dezembro, o museu encerra às 16 horas. Última entrada às 15h30.
Preços
- Exposição Temporária - 11€
Descontos
- Estudantes
- Jovens 13 até 25 anos
- Séniores +65 anos