Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
A peça, construída em torno das memórias e dos juízos do narrador sobre o mundo contemporâneo, propõe, a partir do despovoamento e da desertificação do interior – por ele relatada – e da morte das aldeias da serra, uma reflexão sobre os vínculos primitivos que uniam o homem à terra.
As cidades tornaram-se centros económicos onde se oferecem oportunidades de emprego e salários mais atrativos. Concentram em si, uma ampla gama de serviços, como hospitais, escolas, universidades, centros culturais, transporte público e lazer, o que tornou a vida urbana mais conveniente para a generalidade das pessoas. Propiciam o contato com diferentes culturas e experiências através da oferta de uma vida cultural vibrante, com museus, teatros, cinemas, festivais e eventos. Estes argumentos tornaram-se um “canto da sereia” que fez sangrar as aldeias. As comunidades entregues à vida precária e dura, não resistiram ao apelo das cidades e com o seu êxodo perderam-se os seus gestos, uma relação ancestral do homem com a natureza.
Através de pequenas histórias do quotidiano de um lugar imaginário a peça procura refletir sobre tensões provocadas nos territórios que ainda resistem às tensões provocadas pelos avanços tecnológicos e pela adoção, quase integral, das regras e das leis das sociedades de consumo. Em contraponto ao vigor das cidades litorais o silêncio humano do interior, o envelhecimento e a solidão. As tensões entre memória, tradição e futuro. O esvaziamento que a peça propõe, é entendido, não como uma sentença final, mas como uma transição que corresponde ao mesmo movimento circular das estações. A viagem no tempo da humanidade. O silêncio, a velhice, as ruínas são o espaço onde se contruirá outro amanhã.
Ficha Artística
Autor: Salvador Santos
Encenação: Rui Penas
Interpretação: Célia Martins e Rui Penas
Banda Sonora/Música Original: Alexandre Pintassilgo
Figurinos: Berta Cardoso
Cenografia: Nelson Martins e Rui Penas
Som e Luz: João Baião
Produção/Secretariado: Célia Martins
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 5 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas